quarta-feira, 16 de abril de 2008

Tietê, onde estão tuas tiétes?

Durante os anos de 1994 e 1995, a arquiteta e ambientalista Selma Rico aprovou no Fundo Nacional do Meio Ambiente, um projeto para a realização de um filme em vídeo intitulado "Tietê, onde estão tuas tiétes" tendo como proponente o Rotary Club de Araçatuba com parceria da Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Após uma profunda pesquisa bibliográfica sobre o Tietê, Selma Rico percorreu, juntamente com sua equipe, os 1125 km do rio Tietê, desde a sua nascente em Salesópolis até a sua fóz em seu encontro com o Rio Paraná, na cidade de Itapura, não ficando um metro de rio que não fosse visitado, fotografado, filmado e suas águas coletadas para análise.
Depois da estréia do filme no dia 14 de novembro de 1996 e a farta distribuição de mais de 1.000 cópias a vários países onde o Rotary tem suas bases, esses dados permaneceram à disposição para consulta através do Banco de Dados de Turismo do Baixo Tietê, em Araçatuba.
Foram eses dados que apontaram a prioridade ambiental e o rumo a ser seguido. Mesmo com todos os milhões gastos no Projeto Tietê, mesmo com a atuação dos Comitês de Bacia, o velho rio Tietê continua agonizando.
Foi então que deu-se início em janeiro de 2006 a realização de um novo projeto: "As aventuras do Rio Tietê".

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela brilhante iniciativa. Só os Rico, com sua trupe, são capazes de tão nobre empreendimento, onde, a nossa querida Araçatuba já estava a merecer. Vão em frente, e divulguem o quanto for possível.
Reinaldo (Rotary)