quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AEAN realiza Simpósio de Educação Ambiental como contrapartida do Projeto PREA - Etapa III

Denise Baena durante sua palestra "Educação Ambiental na Escola Pública
A última apresentação do espetáculo "As aventuras do Rio Tietê".
Presidente da AEAN, Engº Kazuto Higashi entrega a prestação de contas do Projeto PREA - Etapa III ao Agente Técnico do FEHIDRO, o Sr. João Paulo Catalão.
Prefito Municipal de Araçatuba Aparecido Sério da Silva durante o seu pronunciamento.
Autoridades civis e militares presentes: Tenente PM Jefferson Miranda do 2º Batalhão de Policia Ambiental e o Sr. Antonio Roberto Gracino da Diretoria Regional de Ensino de Araçatuba
Autoridades que compuseram a Mesa Principal
A AEAN - Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste, entidade proponente do Projeto PREA, ao preparar o Têrmo de Referência do Projeto PREA - Etapa III, propos ao CBH-BT como contrapartida, a realização de um Simpósio tendo como tema, a Educação Ambiental na Escola Pública, para discutir com um público alvo formado por técnicos da área da Educação, as estratégias para a apliacação da Educação Ambiental. O simpósio foi realizado no dia 06 de dezembro no Teatro Paulo Alcides Jorge, na cidade de Araçatuba e contou com a participação de 270 pessoas entre professores e autoridades ligadas ao Meio Ambiente e à Educação. Na abertura oficial discursaram o presidente da AEAN, o Sr. Kazuto Higashi, o Prefeito Municipal de Araçatuba, o Sr. Aparecido Sério da Silva, o Prefeito Municipal de Santo Antonio do Aracanguá, o Sr. Luis Carlos dos Reis Nonato, o Prefeito Municipal de Bilac, o Sr. José Roberto Rebelato, a Secretária Municipal de Educação, a Srª Beatriz Soares Nogueira, o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Sr. Jorge Hector Rojas, o Secretário Municipal de Planejamento e Vice-Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, o arquiteto Ederson da Silva. Após a abertura oficial, duas ações de educação ambiental realizadas pelo executivo municipal de Araçatuba foram divulgadas: a primeira, assinatura de carta de intenções entre a Prefeitura Municipal de Araçatuba e a empresa Óleo & Óleo para coleta e reciclagem de óleo de cozinha usado, e a segunda a apresentaçaão da Cartilha de Educação Ambiental que será disponibilizada para utilização por todas as escolas municipais, em 2012. A seguir, o público assistiu a um clipe intitulado Making Of da Trupe Cobra D'água mostrando os bastidores da produção e, em seguida, a Trupe Cobra D'água apresentou-se pela última vez com o espetáculo As aventuras do Rio Tietê, emocionando a todos os presentes. Por fim, seguindo a programação do simpósio que ocorreu durante todo o tempo dentro do horário previsto, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra " A Educação Ambiental na Escola Pública" proferida pela mestra em educação, a Srª Denise de Souza Baena Segura, Coordenadora do Programa de Educação para a Sustentabilidade do SESC São Paulo e autora do livro "A Educação Ambiental na escola pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica", após o que os debates se estenderam até as 12h30 minutos.

Nenhum comentário: